Plantação de medronheiros e sensibilização para a prevenção e combate aos fogos


In “Diário de Coimbra” 2 de junho

In “As Beiras ” 4 de junho de 2019

Alunos do ISEC plantam medronheiros no campus e sensibilizam para a prevenção e combate aos fogos

A atividade, cuja preparação esteve a cargo de cinco alunos da Unidade Curricular de Ética e Deontologia da Licenciatura em Engenharia Informática, coordenados pela Professora Carla Fidalgo, contou com a participação de outros alunos, nomeadamente da Associação de Estudantes, professores e funcionários.

A escolha desta espécie está relacionada com a prevenção e combate aos fogos florestais, muito comuns na época de verão, pelo que se pretende sensibilizar a comunidade para a sua importância. 

O medronheiro apresenta uma grande resistência ativa às chamas, já que tem a capacidade de dificultar a sua expansão, possibilitando uma maior eficácia no seu combate por parte dos bombeiros, e de se regenerar após um incêndio. Outra das suas principais características é a sua grande resistência à secura do solo e da atmosfera e às temperaturas elevadas na época estival.

O medronheiro é uma espécie autóctone, que se encontra distribuída geograficamente por todo o território nacional. Tendencialmente apresenta um porte arbustivo, com alturas variáveis entre 1 a 3 metros, mas poderá atingir um porte arbóreo, com alturas até 12 metros. O seu fruto, o medronho, pode ser explorado economicamente de diversas formas, desde a confeção de compotas e da tradicional aguardente à utilização nas indústrias farmacêutica e cosmética, e por essa razão existe um grande potencial de crescimento da sua produção a nível nacional.

As plantas foram gentilmente cedidas pela equipa responsável pelo melhoramento desta espécie na ESAC, à qual demonstramos um especial agradecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *